Câncer de Pele: Tratamento

Facebook
Twitter
LinkedIn

A pele é o maio órgão em extensão do corpo humano e o mais exposto ao meio externo. Uma se sua principais funções é a de proteger as estruturas mais internas, contudo a pele também deve ser protegida de agentes nocivos, tais como o sol, extremos de temperatura, agentes químicos entre outros.

Hoje em dia, com a constante exposição solar a pele vem sofrendo agressão crônica e cumulativa em sua superfície frágil, determinando um alto índice de lesões que variam desde manchas escuras (melasmas) ao câncer de pele propriamente dito. A grande maioria destas lesões pode ser evitada com a simples proteção solar e pode também ser eliminada com tratamento adequado.

As lesões de pele que são suspeitas, ou seja, as que podem ser malignas (câncer), devem ser retiradas e submetidas à biopsia através de cirurgia. existem diferentes tipo de câncer de pele, com a gravidade que varia de acordo com diversos parâmetros, sendo o mais agressivo o  Melanoma.

Observe se a lesão tem as seguintes características

  • NÓDULO QUE APRESENTA CRESCIMENTO RÁPIDO;
  • UMA FERIDA OU ÚLCERA QUE NUNCA CICATRIZA DEFINITIVAMENTE;
  • PINTA OU NEVO OU MANCHA ESCURA QUE DE REPENTE CRESCE OU APRESENTA SANGRAMENTO, COCEIRA OU MUDA DE FORMA OU COR;

As pessoas de pele clara ou muito clara sofrem mais com este problema, mas independente da cor da pele ou cabelo e olhos todos devem se proteger, pois a agressão dos raios solares é cumulativa, isso quer dizer que os danos não regridem, vão se sobrepondo até que na idade mais madura surgem os efeitos irreversíveis decorrentes dos longos anos de exposição solar, que vão desde o envelhecimento precoce até o mais grave que é o Câncer de Pele.

A cirurgia pode ser ambulatorial, o que quer dizer que o paciente não precisa ser internado, pois a anestesia é local, mas somente em casos onde a lesão é pequena.

Quando se trata de uma um tumor maior, será necessário reconstrução ou reparação com retalho ou enxerto. Neste caso é mais seguro e confortável para o paciente a internação para um anestesia de maior porte.

É importante lembrar que a título de prevenção, vale a pena passar por uma avaliação em caso de suspeita, evitando que o problema aumente, pois quanto maio ou mais grave a lesão, o tratamento poderá ser mais complexo.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa tirar alguma dúvida? Fale Comigo
Seus dados foram enviados

Obrigado!

Entraremos em contato em breve para finalizar o agendamento da consulta. Clique no botão abaixo para ver nossos artigos.

Agendar Consulta

Livance – Consultório São Paulo

ou

Espaço Iaso – Consultório Extrema