Abdominoplastia: Estrias e Cirugia Plástica de Abdome.

Facebook
Twitter
LinkedIn

As estrias são aquelas marcas em forma de raias irregulares que surgem na pele. Podem aparecer na adolescência nas meninas na região do quadril, nos seios quando eles aumentam muito nesta fase e também quando ocorre grande aumento de peso, assim como nos meninos. Ocorre com bastante frequência nas mulheres que passam pela gestação, especialmente depois do terceiro trimestre quando o abdome e os seios apresentam maior proporção pelo aumento do útero (crescimento fetal) e hipertrofia mamária (para a função de aleitamento).

E por que surgem as estrias? Elas são cicatrizes atróficas decorrentes de rompimento de fibras elásticas e colágeno da pele, após grandes estiramentos da pele principalmente nas peles mais jovens que são mais tensas. Algumas mulheres mesmo após uma ou mais gestações podem não apresentar estrias, mais uma vez por causa da tal da Identidade Biológica, que é única para cada indivíduo.

As estrias não apareceram porque a pele não era muito tensa, ou mesmo flácida e o rompimento das fibras não ocorreu; ou por uma genética favorecida que de alguma forma providenciou uma reparação destas fibras. O fato é que, uma vez surgindo as estrias elas não vão desaparecer. Elas inicialmente são avermelhadas e mais escuras na fase aguda, e no decorrer dos meses vão clareando até apresentar uma coloração geralmente mais branda que a cor da pele. E assim vão ficar, como as cicatrizes. Existem tratamentos dermatológicos para amenizar as estrias, que são mais efetivos na fase inicial do processo.

Grande parte das mulheres com intenção de operar-se de Abdominoplastia perguntam se as estrias da pele abdominal vão ser eliminadas junto com a pele excedente que será removida. Muitas vezes a porção da pele com estrias sai total ou quase totalmente, isto vai depender se as estrias estão localizadas na região do fuso abaixo do umbigo a ser removido. Caso haja estrias acima, estas vão permanecer, mas estarão posicionadas mais inferiormente devido a tração da pele em direção ao corte da cirurgia.

Fonte: Freepik/ hidratação da pele.

O que fazer para prevenir as estrias na gestação? Quanto ao aumento uterino não há nada a fazer, pelo contrário: o desejável é que ele evolua e aumente saudavelmente para comportar o bebê. Mas existem cuidados que podem tentar evitar ou amenizar: Evitar grande aumento de peso, hidratar bem a pele pois umectando as fibras elásticas e de colágeno da pele elas deslizariam melhor e dificultaria sua rotura.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa tirar alguma dúvida? Fale Comigo
Seus dados foram enviados

Obrigado!

Entraremos em contato em breve para finalizar o agendamento da consulta. Clique no botão abaixo para ver nossos artigos.

Agendar Consulta

Livance – Consultório São Paulo

ou

Espaço Iaso – Consultório Extrema