Implante de Silicone

Mama (1)

Mamoplastia de Aumento

Definição: Cirurgia de aumento de volume mamário, com a colocação de implantes de silicone abaixo da glândula mamária ou abaixo do músculo peitoral. Indicação: Mamas muito pequenas ou atróficas (que perderam volume após a gestação/ amamentação ou após grande perda de peso). Assimetrias: Quando uma mama é maior que a outra.

Reconstrução Mamária

Após cirurgia de mastectomia (retirada de uma mama por câncer) ou correção de deformidade. Os implantes não têm prazo de validade definido, uma vez que a durabilidade se estende muito pelo avanço tecnológico e melhoria da qualidade. Algumas empresas dão garantia vitalícia para seu produto, embora se saiba que com o tempo, poderá ocorrer desgaste do material. Toda paciente é aconselhada a submeter-se a exames de mama periódicos, para rastreio de patologias mamárias. Nesta ocasião também será avaliada a condição do implante mamário através de exames de imagem (ultrassom e mamografia ou ressonância magnética).

Como é feita a Mamoplastia de aumento?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou regional com sedação. Existem basicamente 3 vias de introdução dos implantes:
  • Via sulco mamário = na linha logo abaixo da mama, é a via mais usada;
  • Via periareolar = incisão em meia-lua na parte inferior da argola;
  • Via axilar = incisão na região axilar;
As próteses podem ser colocadas abaixo da glândula e acima do músculo peitoral, ou abaixo do músculo peitoral maior. A escolha depende de alguns fatores como: a anatomia, espessura do tecido da mama (pele ,subcutâneo e glândula), etc. Através de uma incisão ou corte, de cerca de 4 a 5 cm na pele, é preparado o espaço onde vai ser colocado o implante. Neste momento, o cirurgião usa um equipamento estéril de luz fria, para ter acesso visual à área onde vai ser colocada a prótese. A iluminação é importante para visualizar os pequenos vasos que precisam ser cauterizados e não sangram mais, evitando assim o hematoma. Este espaço é lavado com soro fisiológico e o implante é introduzido e acomodado. Em alguns casos, mas não todos, é necessária a colocação de dreno à vácuo. É realizado o fechamento com 3 camadas de sutura para que a prótese fique bem protegida. A paciente usa, desde então, o sutiã modelador por algumas semanas.

Como funciona o implante de silicone?

O implante mamário contém silicone gel de alta qualidade, contido em uma cápsula de várias camadas com superfície de textura variável. Existem formas diferentes: redonda, anatômica ( gota ou natural) e projeções diferentes:
  • Perfil baixo;
  • Moderado;
  • Alto ou super alto;
A Anatômica também tem variadas projeções. O implante é preenchido por cerca de 95% de silicone gel coesivo , dando uma aparência natural ao contorno do seio. As próteses são indicadas para aumento do volume e melhorar o contorno mamário nos casos de atrofia. Não é uma boa solução para levantar os seios em caso de flacidez, onde podem levar ao efeito de pesar o conjunto da mama, fazendo com que os seios fiquem caídos. Nestes casos , é melhor indicada a mastopexia (reposicionamento da mama com retirada de tecido em excesso) com ou sem próteses.

Tamanho Ideal de prótese de Mama

A escolha do volume e projeção é feita de acordo com a opção da paciente, sua anatomia e sua pele. É preciso considerar que a pele jovem, que nunca sofreu estiramento ( aumento do volume mamário por gravidez ou aumento de peso), pode não suportar um volume muito grande. Isso poderia causar desde estrias grosseiras a sofrimento cutâneo. As estrias de um modo geral, surgem após a ruptura de micro fibras elásticas da pele. Podem ocorrer em consequência ao aumento rápido de peso ou crescimento ( adolescência) e estiramento da pele ,como por exemplo :abdome na gestação e também pela colocação de implantes mamários.

Estrias: Como evitar?

O surgimento das estrias nem sempre é possível evitar. Com a cirurgia de colocação de prótese que proporciona o aumento do volume de forma rápida , há um estiramento abrupto da pele. Para amenizar a agressão às micro fibras elásticas, recomendamos a hidratação mais intensa desta região, desde pelo menos 2 a 3 semanas antes da cirurgia.

Cuidados pós operatórios da mamoplastia de aumento.

Após a cirurgia, a paciente precisa evitar movimentos amplos e bruscos com os braços, esforços e carregar peso, por pelo menos 2 semanas . Com estas medidas, previne complicações como hematoma, deiscência (abertura) de pontos, inchaço e dor. Curativos diários, que são simples, com o objetivo de manter o corte limpo e seco. Evitar exposição solar e exercícios físicos . 3 hábitos importantíssimos após a cirurgia de mamoplastia de aumento:
  • Sustentação : O seio vai aumentar o peso, precisa de soutien adequado para evitar a ptose (queda) precoce;
  • Hidratação: Trata-se de uma pele muito fina e delicada, que precisa ser hidratada para manter a elasticidade e qualidade;
  • Massagem – Após o primeiro mês, a paciente é orientada a fazer massagens específicas. Antes deste período é melhor evitar, pois nesta fase o tecido mamário ainda está sensível aos estímulos, podendo haver ainda sangramento, edema e seroma;

Qual o resultado final da Mamoplastia de aumento?

O resultado final é definido após alguns meses, quando a pele e toda a estrutura do seio acomodaram com o novo volume. A cicatriz apresenta sua definição após 18 meses. É um dos resultados mais satisfatórios na Cirurgia Plástica, quando a indicação é bem planejada.

Peguntas Frequentes

Quanto tempo de repouso é necessário após a cirurgia de mamoplastia de aumento?

É necessário repouso relativo, de preferência em casa, por 10 a 15 dias. Evitar esforços, movimentos amplos e bruscos com os braços neste período. Dependendo da atividade profissional o afastamento pode ser por mais tempo. Evitar sol e exercícios físicos mais intensos por 3 meses.

A mamoplastia de aumento tem riscos?

Todo procedimento cirúrgico é considerado de risco. Baixo ou alto risco, é preciso considerar a possibilidade. Seria irresponsável dizer que não. É necessário evitar as situações de risco. Para tanto, se deve tomar todas as providências para reduzir ao mínimo esta possibilidade. Tão importante quanto a cirurgia, a preparação ou pré-operatório , é uma fase decisiva para um resultado dentro das expectativas, e com segurança. Possíveis complicações da cirurgia de prótese de mama:

• Hematoma: pode ocorrer principalmente nas primeiras 48h, quando os coágulos dos vasinhos cauterizados ainda estão recentes e vulneráveis. Para evitar, é preciso restringir movimentos com os braços e esforços. Quando ocorre, é preciso retornar ao centro cirúrgico para drenar o hematoma e lavar o espaço.
  • Seroma: acúmulo de linfa e gordura liquefeita no espaço onde se encontra a prótese. É mais comum, e geralmente em pequeno volume, que pode sair através de pequeno vazamento pela incisão nos primeiros dias.
  • Infecção: raro de ocorrer, pois os cuidados de assepsia durante e depois da cirurgia são rigorosos. Quando ocorre, pode haver a necessidade de retirar a prótese do lado acometido, e colocar outro implante somente quando o processo infeccioso ser completamente eliminado, algumas semanas depois.
  • Contratura de cápsula: em volta da prótese se forma uma película cicatricial de proteção, que normalmente é fina e maleável. Se esta película se torna endurecida e rígida, esse processo se chama contractura da cápsula. Em consequência o contorno do seio aparenta deformidade e pode haver desconforto ou dor, mesmo estando a prótese íntegra.

A cirurgia é dolorosa?

O pós–operatório não costuma ser doloroso. Há o incômodo do inchaço, e por ser a mama formada por tecido glandular com grande sensibilidade, há um dolorimento um pouco mais acentuado que no período pré menstrual.

Há prejuízo à amamentação?

Não há problema para a futura amamentação. O tecido mamário não é invadido ou cortado, os implantes são colocados abaixo das glândulas mamárias.

E se engravidar depois da cirurgia?

Os seios irão aumentar pela hipertrofia glandular (para a produção de leite materno) e algumas pacientes poderão apresentar flacidez mais pronunciada após a regressão do tamanho mamário, e será necessária uma correção futura. Outras pacientes não apresentarão grande mudança, e portanto, não precisam de outro procedimento corretivo.

Quando a prótese precisa ser trocada?

O implante mamário é feito de material inerte, ou seja, por si só não causam nenhuma reação, mas o organismo o recebe como um corpo estranho. Assim como outros tipos de próteses (prótese de quadril, válvula cardíaca, etc), com o tempo ele sofre desgaste e necessita ser substituído.

As gerações atuais de próteses não indicam necessidade de serem trocadas aos dez anos de uso, pois neste período os casos de adversidades são muito poucos. Assim, a orientação atual é acompanhar anualmente com exames clínicos e de imagem ( usg e/ou mamografia). Em casos de alteração, o cirurgião deve avaliar para decidir a conduta.

É possível fazer mamografia com próteses?

Sem dúvida. Existe até uma manobra radiológica de posicionamento para as pacientes com implantes mamários (manobra de Eklund). Com exames específicos com alta sensibilidade, as próteses não impedem diagnósticos de patologias mamárias.

Fale Conosco

Se você precisa tirar alguma dúvida, ou deseja agendar uma consulta, entre em contato através dos dados abaixo ou preencha o formulário que entraremos em contato.

contato@duocirurgia.com.br

Av. Angelica, 2491 - 9 andar

Precisa tirar alguma dúvida? Fale Comigo
Seus dados foram enviados

Obrigado!

Entraremos em contato em breve para finalizar o agendamento da consulta. Clique no botão abaixo para ver nossos artigos.

Livance – Consultório São Paulo

ou