Uma dúvida muito comum das mulheres interessadas na cirurgia de mamoplastia de aumento, é qual tamanho da prótese de silicone colocar?
A busca desta cirurgia é feita por aquelas que querem aumentar o tamanho e a projeção dos seios, mas também para corrigir os efeitos da flacidez e alterações causadas pela gestação e perda de peso.
Com esse procedimento é possível um formato mais harmônico e bonito dos seios.
Existem vários modelos disponíveis no mercado. Como saber qual o tamanho da prótese de silicone é o mais adequado para o meu corpo?
Neste artigo queremos mostrar quais são os tipos de implantes, as diferenças e características dos modelos disponíveis hoje no mercado e assim orientar a escolha da prótese mais adequada .
Dúvidas comuns: O tamanho da prótese é adequado para a minha altura e biotipo? Será que vai ficar do jeito que eu imaginei?
O seu desejo em se sentir mais bonita é legítimo.
Seja porque querer sentir-se mais confiante ou simplesmente ter seios maiores.
O padrão estético mudou com o tempo
A escolha da prótese de mama já passou por várias tendências ao longo dos anos. A média do volume de prótese de silicone mais escolhido há décadas atrás não é a mesma de hoje.
Nos anos 80 seios menores eram considerados mais bonitos. Mas foi nos anos 90 que o procedimento de mamoplastia de aumento se tornou mais popular.
E já nos 2000 as próteses maiores foram mais escolhidas e, uma década depois essa tendência ganhou mais força com tamanhos ainda maiores na mamoplastia de aumento, e implantes menores na mastopexia com colocação de próteses.
Entendendo as diferentes características das prótese mamária: Tamanho, Perfil e Formato.
O que muitas mulheres não sabem é que não somente o volume da prótese que importa para o resultado pretendido, mas também o perfil e formato do implante .
Existem inúmeras combinações com essas características, e em seguida iremos falar sobre cada um desses aspectos.
Opções de tamanhos de prótese de silicone
Basicamente quando falamos do tamanho estamos falando sobre miligramas ou mililitros da prótese que, em média, hoje no mercado encontramos volumes que vão de 150ml até 600ml.
E mesmo tendo uma grande variedade de volumes, existem outros fatores que determinam a escolha do tamanho ideal de silicone para cada mulher . Não é porque outra mulher colocou 300ml que o mesmo tamanho ficará bem em você.
Cada paciente tem um biotipo, estilo de vida diferente, preferência de formato e portanto precisamos de uma análise e avaliação individual, para conhecer características que podem influenciar na sua escolha.
Tipos de perfil da prótese de silicone
Os perfis de prótese são definidos de acordo com a altura em relação à base. Esta é a característica que define a projeção dos seios para frente.
Hoje no mercado você encontra 4 perfis de prótese que são: Perfil Baixo, Médio ou Moderado, Alto e Super Alto.
Abaixo um pouco sobre cada um desses perfis.
Perfil baixo
Esse perfil é o menos utilizado, pois ele não garante tanta projeção e é mais largo onde o silicone fica mais espalhado pela prótese, e menos centralizado no implante, ou seja, para mulheres que buscam seios maiores e com mais volume, essa é a opção menos indicada.
Perfil moderado
Esse perfil é um pouco mais alto que o perfil baixo, mas ainda assim, não é um perfil indicado para pessoas que buscam uma projeção maior. Ele é mais utilizado para pronunciar um pouco mais o polo superior e não a projeção, visto que ele ganha mais na medida do diâmetro que na altura
Esse perfil também possui baixa concentração de silicone no centro, o material fica mais espalhado.
Perfil alto
Estando entre os preferidos das brasileiras, nesse caso, o perfil alto tem o diâmetro da base menor e o silicone fica concentrado no centro, fazendo que a prótese fique mais alta.
Nesse caso, o resultado é uma mama mais projetada para frente. Por dar um preenchimento maior na parte superior, esse modelo deixa o colo mamário bem destacado. É um dos resultados que as mulheres mais procuram.
Perfil super alto
Esse perfil tem a base mais estreita se comparada com o perfil alto, e isso faz com que silicone fique bastante concentrado no centro, gerando uma projeção maior.
Esse perfil pode dar a vantagem de um resultado mais harmonioso para mulheres de tórax estreito
Formatos de Prótese
Existem três formatos de prótese mamária: redondo, anatômico (natural ou “em gota”) e cônico.
O mais usado o formato redondo é simétrico em todas suas dimensões, ele preenche igualmente todos os espaços da mama, até o polo superior da mama que normalmente é menos definido.
O formato anatômico é o mais parecido com o formato natural do seio feminino com sua maior projeção nas partes central e inferior.
Esse formato é bem indicado para mulheres magras e que não querem um resultado muito marcado do tipo “bola” e para mulheres que não têm o seio caído.É recomendado na reconstrução mamária, procedimento realizado após cirurgia de mastectomia por câncer de mama.
Ele tem um preenchimento menor no polo superior se comparado ao formato redondo e é indicado para mulheres com seios mais proporcionais e com pouca ou nenhuma flacidez.
O formato cônico pode ser indicado para mulheres que possuem o tórax e ombros mais estreitos, por terem a menor largura entre os demais formatos.
Como escolher o tamanho da prótese de silicone
Antes de escolher qual a prótese ideal, existem outros aspectos que são levados em consideração.
Biotipo e a prótese de silicone: tamanhos grandes ou pequenos
Uma mulher com o tórax pequeno e estreito ao optar por uma prótese grande pode obter um resultado exagerado. Já o contrário, poderíamos dizer que uma mulher mais alta e com o tronco mais longo e mais largo usando uma prótese pequena não atingiria uma grande projeção.
Resumindo, não podemos somente pensar em qual modelo de prótese escolher, o que levará ao melhor resultado é na verdade, a combinação entre o seu corpo e a prótese.
Fatores que influenciam no tamanho da prótese de silicone
Características físicas:
Para ter um resultado mais harmônico, temos que levar em conta o seu biotipo. Esse fator é um importante parâmetro para a escolha do tamanho da prótese.
Avaliar e mensurar a altura e largura do tórax, pois estas medidas, são determinantes para um resultado mais bonito e uma escolha mais alinhada com a ideia de um resultado mais proporcional.
Presença de flacidez nos seios
Outro fator muito importante na avaliação e escolha do implante, é o grau de flacidez nos seios.
Mulheres que já passaram por uma ou mais gestações ou que tiveram uma grande perda de peso podem ter alterações significativas na tensão e qualidade de pele.
A flacidez e o grau de ptose, (queda da mama) determinam a necessidade de remoção de tecido excedente e reposição dermo glandular da mama ( mastopexia) procedimento este que pode ser associado à colocação de implantes mamários em casos de pouca consistência e volume dos seios.
Diante de tantos detalhes técnicos a serem considerados para um melhor resultado, é fundamental a consulta com o cirurgião plástico, que vai avaliar a necessidade de realizar a mastopexia e qual o melhor modelo de implante.
Mastopexia é a cirurgia para correção das mamas flácidas ou caídas. Consiste na remoção de pele excedente e o reposicionamento de toda a estrutura, inclusive, do complexo aréolo mamilar.
Estilo de vida
O seu estilo de vida também é levado em consideração na hora de definir a prótese de silicone ideal para você.
Se você é uma mulher fisicamente muito ativa , que pratica exercícios de alto impacto, uma prótese muito grande pode gerar uma limitação na rotina esportiva.
Isso não significa que você vai precisar escolher entre a cirurgia de prótese ou sua atividade física. Mas a escolha adequada do implante e condizente com seus hábitos não afetará o seu estilo de vida.
O resultado final que você deseja alcançar
Não há um tipo ideal de prótese,não existe prótese perfeita. O implante é escolhido a partir do desejo da paciente e dos seus parâmetros anatômicos e qualidade de pele, respeitando a individualidade biológica de cada uma.
Sendo assim, o que fica bom em outras pessoas não necessariamente ficará bom em você, pois cada mulher é única.