Cirurgia de Correção de Ginecomastia
Plastica Mamária Masculina (Ginecomastia)
É a alteração do volume da mama masculina, que se apresenta maior do que o habitual, de um lado os dois. O aumento pode ser somente da glândula, ou também do tecido gorduroso adjacente.
Esta alteração pode ocorrer logo após a adolescência, e é relativamente comum; ou pode ser percebida um pouco mais tarde, muitas vezes relacionada ao aumento de peso.
Quando operar a Ginecomastia?
A cirurgia para sua correção é indicada quando se tem o diagnóstico da ginecomastia através do exame físico e confirmação pela ultrassonografia do aumento de volume glandular e adiposo. O paciente então faz algumas dosagens hormonais para descartar causa secundária.
Na puberdade, há nos meninos um aumento da produção hormonal, e um pequeno crescimento da glândula mamária, uni ou bilateral. Normalmente a glândula regride seu volume em um par de anos, mas se isso não ocorrer e incomodar físico ou emocionalmente, está indicada a correção cirúrgica.
Afastada a possibilidade de causa secundária (distúrbio hormonal patológico, tumor) antes de operar-se o paciente deve fazer exames pré-operatórios para assegurar-se que está apto clinicamente, como em qualquer outro tipo de cirurgia.
Como é feita a cirurgia de Ginecomastia?
A cirurgia é feita em hospital, sob sedação e anestesia local, ou anestesia geral nos casos de maior porte. Normalmente a cicatriz é semi periareolar , por onde se aborda a glândula e se retira o excesso da mesma.
Não raramente é necessária a lipoaspiração associada para a retirada de gordura em excesso, no mesmo procedimento. A internação costuma ser em regime de Day Clinic, ou seja, o paciente tem alta no mesmo dia, ou de apenas 1 dia. No pós-operatório recomendamos malha contensora, o colete para pós-operatório de ginecomastia.
Recuperação da Cirurgia de Mama Masculina
O pós-operatório exige restrição de movimentos dos braços e tórax,de esforços , peso, e seguir as recomendações de cuidados locais, que são o curativo diário e o uso da malha pós-cirúrgica. No início a região apresenta inchaço e arroxeada (equimose), que vão desaparecendo em dias a semanas. Pode ser necessário o uso de dreno a vácuo nos primeiros dias.
A restrição de esforços e movimentos, bem como o uso da malha contensora ajudam a evitar o hematoma, que é a coleção de sangue na região operada , decorrente do sangramento pós-operatório de algum pequeno vaso que voltou a sangrar.
O retorno às atividades ocorre de 7 a 10 dias, mas os exercícios físicos devem aguardar por mais tempo.
Resultado da Cirurgia Mamária Masculina
Após a cirurgia já se nota grande mudança de redução do volume mamário, mas a região fica inchada e arroxeada nos primeiros dias a semanas, de modo que o resultado final é observado mais adiante.
Além disso, a cicatrização se define após 12 meses, neste período ela evolui com cor mais escura ou vermelha e mais espessa e ao fim de sua maturação costuma estar clara e fina.
A sensibilidade também fica alterada nas primeiras semanas, e evolui com melhora gradativa em semanas aos primeiros meses.
O resultado costuma ser bem satisfatório, com uma cicatriz pequena e discreta.
Fale Conosco
Se você precisa tirar alguma dúvida, ou deseja agendar uma consulta, entre em contato através dos dados abaixo ou preencha o formulário que entraremos em contato.
Telefone
(11) 3230-0531
contato@duocirurgia.com.br
Endereço
Av. Angelica, 2491 - 9 andar