Cirurgia de Abdominoplastia
O que é Dermolipectomia Abdominal?
Cirurgia que corrige a flacidez de pele e dos músculos reto-abdominais. Promove uma grande melhora no contorno e perfil do abdome. A abdominoplastia deixa cicatriz que fica em local coberto por roupa íntima , mas vale lembrar que o procedimento é a correção de uma alteração do corpo que está gerando insatisfação ou desconforto. É um evento em que há uma troca , entre uma forma desfavorável por uma mudança que gera cicatrizes, mas que sem dúvida promove alto índice de satisfação.
Abdominoplastia: Indicação
O procedimento está indicado principalmente para a correção da flacidez do conjunto das estruturas da parede abdominal. Queixa comum das mulheres que já passaram por uma ou mais gestações, também de pessoas que tiveram grande perda de peso ( por dieta ou pós- cirurgia bariátrica) e apresentam flacidez e sobra de pele nesta região, o abdome “ em avental”, por exemplo.
Como é feita a cirurgia de abdome?
A dermolipectomia é o mesmo que a abdominoplastia. Consiste na remoção do excesso de pele da região abdominal, com tratamento do afastamento dos músculos retos abdominais, que ocorre após a gestação ou aumento de peso importante. Estes músculos são aproximados e suturados longitudinalmente , semelhante ao fechamento de um espartilho. A anestesia normalmente é a peridural ou raquidural com sedação, mas também pode ser anestesia geral.
O paciente recebe alta no dia seguinte. A cicatriz de dermolipectomia abdominal geralmente é no mesmo local da cicatriz da cesariana, porém mais extensa nas laterais. É realizado também o tratamento do umbigo, onde fica uma cicatriz em volta , bem discreta. Ao final do procedimento , é colocado um dreno a vácuo , que tem a função de remover o líquido retido na região do descolamento ( entre o tecido gorduroso e o músculo), que se acumula nos primeiros dias.
Este dreno é retirado dentro de poucos dias após a cirurgia, no consultório.
Tipos de Abdominoplastias
Existem vários graus de flacidez de pele, e de afastamento dos músculos. Portanto , de acordo com a anatomia da paciente, existe um tipo específico de procedimento indicado.
- Dermolipectomia Abdominal ou Abdominoplastia clássica: para pacientes com flacidez importante, em que há necessidade de remoção do fuso de pele abaixo da cicatriz umbilical, com o procedimento tradicional de aproximação dos músculos e tratamento da cicatriz umbilical.
- Mini Abdome: para pacientes que não apresentam sobra de pele suficiente para a remoção de todo o tecido abaixo do umbigo. Neste caso há algumas variações técnicas; algumas precisam de remoção de gordura (lipoaspiração) na porção abdominal superior, ou mesmo o tratamento do músculo , ou reposicionamento da cicatriz umbilical ( técnica de Calia). Geralmente o tamanho da cicatriz é um pouco menor ou igual ao tratamento clássico. O termo “Mini Abdome“ não significa que a cirurgia é mais simples , ou requer menos tempo de recuperação . Em alguns casos ela pode até ser tecnicamente mais complexa.
- Abdominoplastia em Âncora: para pacientes com grande flacidez, como os ex-obesos que foram submetidos a cirurgia bariátrica. Neste caso, só a remoção do tecido em excesso da região abaixo do umbigo não resolve a queixa de sobra de pele. É necessário a remoção de pele também das laterais, de forma que a cicatriz fica horizontal , desde o apêndice xifóide até a cicatriz clássica,de quadril a quadril, formando o desenho de uma âncora.
Tempo de Recuperação da Abdominoplastia.
A cirurgia de abdominoplastia exige cuidados com a postura e movimentos principalmente nas duas primeiras semanas. Como a pele estará tensa neste período, a paciente é orientada a manter o tronco semifletido, evitando estirar a região do abdome. É necessário afastamento de atividades profissionais por pelo menos três semanas, o que inclui também dirigir.
Os esforços físicos serão liberados mais adiante, de acordo com a evolução. É imprescindível que a paciente permaneça com estes cuidados em casa, onde há limpeza e tranquilidade, longe de contaminações e exposição ao sol,poluição e esforços.
A dermolipectomia é considerada uma cirurgia de grande porte, pelo amplo descolamento , e sua recuperação exige mais tempo por sua extensão e pela localização do procedimento –o tronco– onde os movimentos normalmente são mais exigidos em várias atividades cotidianas.
Além dos cuidados locais, nas primeiras semanas é importantíssimo o seguimento do protocolo de prevenção à trombose venosa profunda e ao tromboembolismo pulmonar. Isso é informado e amplamente explicado durante a consulta, a internação e no pós operatório imediato.
Peguntas Frequentes
Abdominoplastia é uma cirurgia de risco?
Todo procedimento cirúrgico é considerado de risco. Baixo ou alto risco, é preciso considerar a possibilidade. Seria irresponsável dizer que não. É necessário evitar as situações de risco.
Para tanto, se deve tomar todas as providências para reduzir ao mínimo esta possibilidade. Tão importante quanto a cirurgia, a preparação ou pré-operatório, é uma fase decisiva para um resultado dentro das expectativas, e com segurança.
Abdominoplastia tira as estrias da barriga?
Se as estrias estão abaixo da linha do umbigo, ou abaixo da linha de marcação de retirada de pele, elas também serão removidas. As cicatrizes anteriores ou de outras cirurgias também, se encontram dentro desta área que será removida.
Posso fazer abdominoplastia antes da gravidez?
Não há contra indicação, mas normalmente esta cirurgia está indicada quando há sobra de pele desta região, não necessariamente após gestações. Pode ocorrer depois de grande perda de peso, que pode promover flacidez na pele. A abdominoplastia depois da gravidez tem a indicação mais frequente.
É possível realizar abdominoplastia junto com mamoplastia?
É possível, desde que a situação clínica da paciente permita, pois são considerados fatores que influenciam na segurança. São avaliados os exames, complexidade dos procedimentos, pontos de risco (existe um score de avaliação de riscos para todos pacientes).
Quanto tempo dura a cirurgia? E a internação?
Mesmo realizada por cirurgiões aptos e experientes, o procedimento geralmente não termina em menos de duas horas. Isto porque são muitos detalhes, planos de sutura, e esmero.
Em casos mais complexos, este tempo pode aumentar.
O tempo de internação costuma ser um dia. O paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia.
Quais os cuidados após a Cirurgia de Abdome?
Basicamente os cuidados se dividem de acordo com cada fase da evolução do pós operatório. Isso vale para vários outros procedimentos.
Período imediato (até o 30º dia de pós-operatório)= os cuidados são para o organismo em geral, e locais (curativos). Restrição de esforços e movimentos, atenção ao estado geral . O uso de cinta modeladora pós cirúrgica é orientado, bem como as meias anti-trombo ( em média por duas semanas). Nesta fase podem ser necessárias drenagens linfáticas manuais, por profissionais experientes, para ajudar a desinchar.
Evitar exposição ao sol.
Período mediato ( do 30º dia ao 12º mês) = os cuidados se voltam para a cicatriz, que entra em fase de modelagem – quando ela fica mais escura ou rósea e mais espessa. Ao longo deste período a cicatriz muda bastante, e ao final do período tardio estará mais clara e fina , exceto nos casos patológicos-quelóide ou hipertrófica grave.
Ainda é necessário o uso da cinta por 3 a 4 meses, pois há edema ou inchaço residual. O formato do contorno ainda não está definido.
Ainda é recomendável evitar exposição ao sol e exercícios físicos mais intensos por 3 a 4 meses.
Período tardio (do 12º mês ao 18o mês)= é a fase em que o contorno e a cicatriz vão adquirindo seu aspecto definitivo. Antes deste período, a avaliação do resultado final é difícil ou pode ser precipitada.
O pós operatório é doloroso?
A dor não é a queixa mais frequente. Existe um dolorimento como qualquer outro procedimento invasivo. Nos primeiros dias o inchaço local, a restrição de movimentos e a posição costumam incomodar mais do que a dor.
Quantos pontos são feitos nesta cirurgia? Quando são retirados?
São várias suturas, e vários planos de sutura. Na cicatriz maior, do quadril ao quadril, os pontos são intradérmicos de fio absorvível e transparentes, ou seja, pontos passados por dentro da pele, não são visíveis e não precisam ser retirados Os pontos da cicatriz umbilical são feitos com fio inabsorvível, que precisam ser retirados após 2 semanas.
Fale Conosco
Se você precisa tirar alguma dúvida, ou deseja agendar uma consulta, entre em contato através dos dados abaixo ou preencha o formulário que entraremos em contato.
Telefone
(11) 3230-0531
contato@duocirurgia.com.br
Endereço
Av. Angelica, 2491 - 9 andar